PROGRAMA DE ESTUDANTE-CONVÊNIO GRADUAÇÃO (PEC-G)

A USP, através do Programa de Estudante-Convênio Graduação (PEC-G), mantém um programa de intercâmbio com países em desenvolvimento visando a formação de recursos humanos.

 

O número de vagas para ingresso de estudante-convênio nos cursos de graduação é fixado anualmente pelas respectivas Unidades Universitárias.
 
A seleção dos estudantes-convênio é feita pelo Ministério das Relações Exteriores (através das embaixadas do Brasil no exterior) e os selecionados são encaminhados às Universidade brasileiras através do SESu/MEC.
 
O estudante-convênio encaminhado à USP deverá apresentar-se à Comissão de Cooperação Internacional - USP para apresentar os documentos necessários, que são: passaporte com visto temporário IV, documentos referentes ao curso correspondente ao ensino médio em seu país de origem, com os devidos vistos consulares.  A CCInt verificará se seu nome consta da relação enviada pela SESu.
Os selecionados serão submetidos a um exame de conhecimento de Língua Portuguesa e, caso sejam aprovados, encaminhados à Unidade para matrícula.  Caso sejam reprovados poderão frequentar um Curso Intensivo de Língua Portuguesa, sob responsabilidade da CCInt e submeter-se a novo exame.  No caso de uma segunda reprovação será desligado da USP.
 
A transferência de estudantes-convênio só é permitida após o final do primeiro ano de estudos e para o mesmo curso para o qual foi selecionado.  No caso de transferência entre Unidades da USP, só para cursos afins da mesma área de conhecimento e após manifestação favorável da Unidade.  Em qualquer dos casos a transferência fica condicionada a:
a) existência de vaga na Unidade para a qual o estudante pretenda transferir-se;
b) impossibilidade de permanência na cidade em que estuda, por motivo
    de saúde, comprovado por atestado médico oficial;
c) existência de motivo relevante, a critério da respectiva Unidade.
 
 

 Home
Créditos