FORMAS DE INGRESSO

O ingresso nos cursos de graduação da USP se dá através de:

1. VESTIBULAR – O vestibular para a USP é organizado pela FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular.  As inscrições ocorrem durante os meses de agosto e setembro.  A inscrição para este vestibular é feita em duas fases. A primeira destina-se à aquisição de Manual de Informações, preenchimento de ficha de inscrição e recolhimento de taxa junto aos bancos credenciados. Num segundo momento, a efetiva inscrição será feita com a entrega da ficha e documentos exigidos nos locais autorizados pela FUVEST, conforme calendário divulgado oportunamente.

As provas do processo seletivo são igualmente feitas em duas fases: a primeira, aberta a todos os candidatos inscritos, é constituída de provas de conhecimentos gerais, sob a forma de teste de múltipla escolha;  a segunda fase constitui-se de provas analítico-expositivas e destina-se exclusivamente aos candidatos classificados na primeira fase.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site da FUVEST: www.fuvest.br

 

2. TRANSFERÊNCIA - As transferências para a FEA ocorrem em duas etapas. 

2.1. TRANSFERÊNCIA ENTRE UNIDADES - Nesta etapa é priorizada a transferência dos alunos de outras Unidades da USP.   As inscrições seguem o calendário escolar da USP (geralmente no início do primeiro semestre letivo) e os candidatos devem se inscrever na Seção de Alunos, em formulário próprio a  ser fornecido pela seção.  Os inscritos passam por uma seleção feita pela Coordenação de Graduação do curso desejado e os aprovados iniciam o curso a partir do segundo semestre.

2.2. TRANSFERÊNCIA EXTERNA - A segunda etapa só ocorre caso restem vagas do processo de transferência entre unidades.  Neste caso as inscrições são feitas pela fuvest (www.fuvest.br), que também é responsável pela primeira prova do processo seletivo.  Trata-se de uma prova de múltipla escolha com questões de Português, Inglês e Conhecimentos Gerais para os candidatos da área de Ciências Humanas.  Os aprovados nesta fase farão uma prova de caráter analítico-expositiva sobre conhecimentos específicos da área desejada, aplicada pela Unidade de Ensino.  Os aprovados neste processo iniciam o curso no primeiro semestre do ano seguinte.   

 
 
3. GRADUADOS - De acordo com o Regimento Geral da USP poderá ser concedida matrícula a portadores de diploma de curso superior, devidamente registrado, se após a matrícula dos ingressantes e atendidas as transferências regimentais ainda restarem vagas.  Neste caso a inscrição segue o calendário escolar da USP (normalmente nos dois primeiros dias úteis do ano) e os candidatos devem procurar a Seção de Alunos para preencherem formulário próprio, ao qual deverá ser anexada cópia do diploma devidamente registrado (ou Certificado de Conclusão) e do respectivo histórico escolar.

 

 


 Home
Créditos