BOLSAS DE ESTUDOS E PROGRAMAS DE AUXÍLIO

BOLSA ALIMENTAÇÃO

A Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) coordena a concessão de bolsas para alimentação, destinadas a alunos carentes.

Com a bolsa-alimentação, a Coseas subsidia alimentação aos alunos nos restaurantes administrados pela coordenadoria. A seleção dos candidatos obedece a critérios socioeconômicos.

Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Promoção Social da Coseas telefones (0xx11) 3091-3420 e 3091-3316.

 

BOLSA DE ESTUDOS "EDUARDO PANADÉS"

A bolsa de estudos "Eduardo Panadés" foi instituída com os recursos deixados em testamento à USP pelo Prof. Eduardo Panadés, visando a auxiliar alunos com escassez de recursos.

As inscrições às bolsas são abertas anualmente, nas unidades, divulgando-se para conhecimento dos interessados as respectivas condições (Portaria GR 1504171).

Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Promoção Social da Coseas telefones (0xx11) 3091-3420 e 3091-3316.

 

BOLSA TRABALHO

O Programa Bolsa-Trabalho tem como objetivo apoiar o estudante de graduação que encontre dificuldades no custeio de seus estudos, em virtude de condições socio-econômicas desfavoráveis. Pretende também possibilitar o desenvolvimento, pelo aluno bolsista, de atividades que redundem em benefício de seu desenvolvimento intelectual e de sua formação acadêmica.

O aluno regularmente matriculado em curso de graduação da USP poder inscrever-se, através da Coseas, num projeto de trabalho a ser desenvolvido por uma Unidade. A seleção dos candidatos à bolsa-trabalho será feita em processo de classificação socioeconômica e habilitação técnico-acadêmica, sob a responsabilidade da Coseas e da Unidade.

O aluno beneficiado com a Bolsa-Trabalho deverá prestar o mínimo de 40 horas mensais de trabalho, junto ao projeto de trabalho para o qual foi selecionado. O valor mensal da Bolsa-Trabalho é equivalente a um salário mínimo.

O aluno que obtiver a Bolsa-Trabalho poderá desfrutar do benefício pelo período de um ano, prorrogável uma única vez por igual período, mediante novo processo de classificação (Portaria GR 2612/90).

Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Promoção Social da Coseas telefones (0xx11) 3091-3420 e 3091-3316.

 

BOLSA MORADIA

De acordo com as vagas existentes no Conjunto Residencial da USP (CRUSP), a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) oferece, anualmente, bolsas-moradia destinadas a alunos carentes regularmente matriculados na graduação ou pós-graduação, segundo seleção baseada em critérios sócio-econômicos e de aproveitamento escolar.

A bolsa-moradia é constituída por uma vaga em apartamento do CRUSP, sendo sua concessão pessoal e intransferível, não sendo extensiva, em nenhuma hipótese, aos dependentes do aluno beneficiado. É concedida por período igual à duração ideal do currículo pleno de um primeiro e único curso no qual o aluno esteja matriculado, na época, acrescido de até dois semestres para cursos com duração de quatro anos, e de até três semestres para cursos de cinco e seis anos. A Coseas faz reavaliações anuais da situação acadêmica e sócio-econômica dos bolsistas (Resolução 4348/97).

 

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA – FAPESP

Natureza e Objetivos

Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar, é condição essencial para concessão da bolsa.

A responsabilidade pelo projeto de pesquisa cabe ao orientador, mas o candidato deve estar preparado para discutí-lo e analisar os seus resultados.

A bolsa deve ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo projeto de pesquisa e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo para suas atividades escolares.

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) - CNPQ

Iniciação Científica (IC):

Objetivos: propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de pesquisa, para a iniciação científica na graduação; estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; estimular o pesquisador/orientador a formar equipes; estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação, e introduzir o aluno de graduação no mundo da pesquisa científica.

Duração da Quota: 12 meses.

 

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET):

Trata-se de um programa da SESu/MEC e é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, buscando propiciar aos alunos da Instituição condições para realização de atividades extra-curriculares que favoreçam a formação de profissionais de nível superior dotados de elevados padrões científicos, técnicos, humanísticos e éticos. O atual tutor do PET na FEA é o Prof. Dr. Lindolfo Galvão de Albuquerque, Professor Associado do Departamento de Administração.

 


 Home
Créditos